Porosidade do cabelo

O guia completo sobre porosidade no cabelo: tipos e tratamentos eficazes

Oi, tudo bem? Você sabe o que é porosidade no cabelo? Está passando por isso? A porosidade capilar é um conceito importante para então entender a saúde e os cuidados do seu cabelo. Ela determina a capacidade do cabelo de absorver e reter a umidade, influenciando diretamente como seus fios reagem a tratamentos, bem como a produtos e ao ambiente. Neste texto, exploraremos em detalhes o que é porosidade capilar, os diferentes tipos de porosidade, e além disso as melhores práticas para tratar cada tipo. Assim que compreender esses aspectos, você poderá personalizar seus cuidados capilares do seu cronograma de maneira eficaz, e obter cabelos mais saudáveis e bonitos.

O que é porosidade no cabelo?

Poroso é tudo aquilo que tem poros, muitos furos em sua superfície, isso pode ser na pele, sabe a expressão “muitos poros abertos”? Ou em alimentos também. No nosso fio de cabelo a porosidade é representada pelas cutículas, porque quanto mais abertas, mais poroso é o cabelo, isso mostra a capacidade dos fios de absorver e reter umidade, o que influencia diretamente como o cabelo responde à hidratação e a outros tratamentos.

A porosidade do cabelo pode ser influenciada por vários fatores, incluindo genética, uso de produtos químicos, assim como descoloração e tinturas, exposição ao calor, atrito e condições ambientais. Tudo isso impacta no PH do cabelo, que se estiver elevado, abre as cutículas do fio,  deixando-o poroso. Entender seu tipo de porosidade capilar é essencial para escolher os produtos certos e então desenvolver uma rotina de cuidados saudáveis e eficazes.

Tipos de Porosidade Capilar

Existem três principais tipos de porosidade capilar: baixa, média e alta. Cada tipo tem características distintas e requer diferentes abordagens de tratamento.

Porosidade no cabelo como tratar

1. Porosidade Baixa

A porosidade baixa é caracterizada por cutículas bem fechadas. Cabelos com baixa porosidade tendem a ter mais brilho e maciez, já que suas cutículas naturalmente mais fechadas, seguram os tratamentos dentro dos fios. 

Principal característica:

  • Tem uma aparência brilhante e saudável, mas pode parecer oleoso facilmente.

Tratamentos:

  • Uso de calor moderado: utilize vapor ou toalhas quentes porque ajudar a abrir a cutícula e permitir a penetração de produtos.
  • Lavagem: na hora de lavar você pode usar shampoo com alto poder de limpeza, que vai ajudar a abrir as cutículas para eliminar a sujidade e receber os tratamentos.
  • Produtos leves: prefira produtos mais leves e líquidos, porque não pesam nos fios.
  • Hidratação regular: realize hidratações com máscaras específicas para porosidade baixa, que sejam mais fluidas e de rápida absorção.

2. Porosidade Média

A porosidade média é frequentemente considerada o “equilíbrio ideal”. Cabelos com porosidade média têm cutículas levemente abertas, permitindo uma boa absorção e retenção de umidade.

Características:

  • Mantém a hidratação por mais tempo.
  • Responde bem à maioria dos tratamentos e produtos.

Tratamentos:

  • Hidratação regular: utilize máscaras hidratantes com pantenol, glicerina e ácido hialurônico.
  • Proteção térmica: sempre use protetores térmicos ao usar ferramentas de calor.
  • Manutenção equilibrada: continue com uma rotina equilibrada de hidratação, nutrição e reconstrução.

3. Porosidade Alta

A porosidade alta é caracterizada por cutículas muito abertas, o que pode ser resultado de danos causados por produtos químicos, calor,  fatores ambientais ou uma condição natural do cabelo. Esses fios absorvem umidade rapidamente, mas também a perdem com facilidade.

Características:

  • Os fios estão muito embaraçados
  • Propenso a frizz e a quebra.
  • É um cabelo bem áspero quando toca.
  • Você faz um tratamento, como uma hidratação e no dia seguinte parece que não fez nada
  • Se você pinta o cabelo, depois de uns dias, a tinta vai embora.
  • Aparência opaca.

Tratamentos:

  • Reparação intensiva: use máscaras reconstrutoras ricas em aminoácidos para fortalecer e preencher esses poros dos fios.
  • Faça pré poo: o pré poo é um tratamento antes do shampoo, onde você aplica uma máscara ou um óleo vegetal na extensão dos fios antes da lavagem. O shampoo tem função de abrir as cutículas para eliminar as sujidades, mas em um cabelo poroso, isso pode causar mais porosidade, principalmente se o shampoo for de limpeza muito alta, causando mais embaraçamento durante o banho, correndo o risco de ainda quebrar os fios.
  • Óleos e manteigas: aplique óleos mais densos (coco, rícino) e manteigas (karité) para selar a umidade, fechando a cutícula.
  • Faça acidificação capilar: um tratamento mais ácido, seja com produto já pronto ou receita caseira com vinagre, vai ajudar os cabelos a segurarem mais os tratamentos, deixando os fios no PH próximo do ideal, que gira em torno de 4,5 a 5,0.
  • Evitar danos: minimize o uso de ferramentas de calor e tratamentos químicos agressivos, como descoloração, relaxamento e tinturas.

Teste de porosidade do cabelo

Para identificar seu tipo de porosidade capilar, é através de tudo que foi citado até aqui, e vai da sua observação com seu cabelo e ao toque, de você sentir uma superfície mais lisa ou mais áspera. E a porosidade pode estar em algumas partes do seu cabelo, como as pontas por exemplo.

Existe um teste que se popularizou, que possivelmente indicaria o nível de porosidade, que é feito através de um copo com água. E o passo a passo desse teste, seria assim:

  1. Lave seu cabelo apenas com shampoo para remover qualquer resíduo do produto.
  2. Pegue um fio de cabelo limpo e seco.
  3. Coloque o fio em um copo de água à temperatura ambiente e observe-o por 2 a 4 minutos.

Possíveis resultados:

  • Porosidade baixa: o fio flutua na superfície da água.
  • Porosidade média: o fio afunda lentamente e fica no meio do copo.
  • Porosidade alta: o fio afunda rapidamente até o fundo do copo.
cabelo poroso

Esse teste não funciona. Em contato com a água, nosso cabelo sofre quebra das ligações de hidrogênio, então uma hora todo o fio vai afundar. E eu, em momentos que meus fios estavam mais porosos, eu fiz esse teste e não afundou, como indicado. 

Cuidados gerais para todos os tipos de porosidade

Independente do seu tipo de porosidade, alguns cuidados gerais são benéficos para todos os tipos de cabelo:

  • Evite produtos alcalinos: descoloração, tinturas, relaxamentos, são tratamentos muito alcalinos, porque eles abrem muito a cutículas dos cabelos, deixando-os porosos. Caso faça esses tratamentos, utilize máscaras com aminoácidos para repor a massa perdida.
  • Hidratação regular: mantenha uma rotina regular de hidratação para garantir que seus fios estejam sempre nutridos.
  • Proteção contra calor: use sempre protetores térmicos ao utilizar secadores, bem como chapinhas ou babyliss.
  • Enxágue com água fria: finalize a lavagem com água fria para ajudar a selar a cutícula e manter a umidade.

Conclusão

Por fim, entender a porosidade do seu cabelo é o primeiro passo para desenvolver uma rotina de cuidados eficaz. Ao conhecer seu tipo de porosidade, você pode escolher os produtos certos e adotar as melhores práticas para garantir que seus fios estejam sempre saudáveis, hidratados e bonitos. Lembre-se de que cada cabelo é único, e ajustar suas rotinas conforme necessário é essencial para alcançar os melhores resultados. Com os cuidados adequados, você pode transformar a saúde do seu cabelo e melhorar sua aparência de maneira significativa.

E você, qual o nível de porosidade dos seus fios?

Espero que este post tenha te ajudado e que você tenha cabelos incríveis! Comente o que achou e compartilhe com alguém que pode precisar desta informação. Beijos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *